Rua Inglaterra, 299 - Jd Cica, Jundiaí-SP
(11) 94496-5256

Perguntas e Respostas – Existe dor Fantasma?

 

Buscando responder algumas das perguntas que não tivemos tempo no encontro “Desmistificando a Dor Crônica” que aconteceu na Biblioteca Municipal de Jundiaí , vamos publicar algumas das questões:
 
“Existe dor Fantasma?”
Sim, existe.
A dor fantasma pode ocorrer no local onde antes havia um membro que foi amputado. Pode ser qualquer membro – um dedo, uma perna, um pênis, a mão, etc. Iniciando após alguns meses da amputação, persiste por tempo variado, e a dor pode ser leve, como uma coceira ou um ardor, mas algumas vezes pode ser muito forte!
Hoje podemos dizer que a dor está no cérebro. Sempre.
Isso quer dizer que lá dentro do cérebro uma grande quantidade células se manifestam ao mesmo tempo, e essas informações serão interpretadas e, se após uma avaliação muito muito rápida, o cérebro concluir que você está em perigo, você sente dor. Isso é para te proteger, mas é claro, às vezes essa proteção tão boa chamada Dor, pode sair errada. E um grande exemplo disso é a dor fantasma.
Existem métodos de fisioterapia, associados à psicologia e medicações, que ajudam no tratamento dessa condição, que por incrível que pareça, é uma lesão cerebral e não da parte do corpo que não está mais lá.

 

 

Apesar de parecer estranho, a dor está no cérebro!
 
 

 

 

Referências bibliográficas
Moseley, G. Lorimer & Butler, David S. (David Sheridan), 1956-, (author.) (2017). Explain pain supercharged : the clinician’s manual. Adelaide, South Australia Noigroup Publications
Hanyu-Deutmeyer AA, Dulebohn SC. Pain, Phantom Limb. [Updated 2017 Aug 20]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2017 Jun-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448188/

Related Posts